quinta-feira, 8 de julho de 2010

Relevo

A formação geológica,mais precisamente do relevo,é bastante antiga e passou por grande processos erosivos ao longo do tempo.Em geral,o relevo que predomina na África é o planalto de forma aplanaida devido os processos erosivos.

O planalto é cercado por um conjunto montanhoso que apresenta ora em forma de cadeias ora em forma de maciços.

Cadeia Atlas:conjunto montanhoso localizado ao norte do continente,lugar onde se encontra o Marrocos até a Tunísia.Essa carecrística de relevo coresponde a um dobramento moderno,isso resulta em grandes altitudes,uma vez que não passaram por processos erosivos,desse modo em alguns pontos a elevação pode alcançar 4.000 mil metros.

Cadeia do Cabo:conjunto de montanhas que se encontra no litoral sul do continente,possui uma formação relativamente antiga,o que proporciona elevações modestas.

Maciço da África Centro-Oriental:conjunto de montanhas que se formou por meio de erupções vulcânicas,esse tipo de relevo apresenta-se desde a Somália até a Tanzânia adjacente ao Oceano Índico.Na região destaca-se o Rift Valley no qual é possível encontrar os pontos mais elevados do relevo africano,Quilimanjaro (5 895 m) e o Quênia (50197 m).

Maciço da África Centro-Ocidental:corresponde a um conjuto de montanhas estabelecido na costa atlântica noqual se destacam o Fouta , Djalon , Maciço de Camarões.Essas são formações antigas e automaticamente geram elevações bastante modestas que ultrapassam os 2,5 mil metros de altidute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário